Este ano começou com um novo desafio por aqui: fui aprovada no mestrado profissional de Sociologia. As aulas começaram em março e nesses dois meses pude sentir um pouco do que é ser uma mestranda. Algo que me ajudou muito foi o livro A arte da tese, que recebi em parceria com a Record Educação, e nesse post vou compartilhar um pouco sobre ele junto às minhas primeiras impressões como estudante de mestrado.
SINOPSE
A arte da tese é um livro que preenche muito bem uma lacuna importante exigida pelo crescente número de cursos de pós-graduação no Brasil. Dissertações, teses e trabalhos acadêmicos em geral são grandes desafios para estudantes universitários: escolher um tema, um orientador, como começar a pesquisa, o plano de trabalho e de redação e a defesa.
Michel Beaud, professor emérito da Universidade de Paris e orientador de teses e pesquisas acadêmicas por mais de vinte anos, apresenta em A arte da tese métodos e dicas gerais para o desenvolvimento de trabalhos universitários coerentes e bem estruturados. Com este guia, você terá mais facilidade em desenvolver seus trabalhos acadêmicos e terá mais chance de obter sucesso.
COMPRE AQUI ESTE LIVRO
Eu me formei em Ciências Sociais em 2018, e desde então fiquei distante do mundo acadêmico. No ano passado senti a necessidade de me reaproximar, por isso fiz uma disciplina como aluna especial no mestrado de Sociologia da UFPE pra já ir sentindo o clima. Fiz a seleção para o ProfSocio na FUNDAJ e passei, o que foi uma alegria imensa!
Mas retomar aos estudos também trouxe seus desafios.O primeiro são as exigências. Desde a primeira aula ouço que o mestrado passa muito rápido, por isso precisamos estar focados. São leituras semanais, seminários, escrita de textos. E em meio a tudo isso precisamos trabalhar em nosso próprio projeto.
Tá aí outro desafio: o projeto. Definir o objeto de pesquisa, a metodologia, encontrar o orientador. Diferente de alguns outros programas de mestrado, no meu só definimos a orientação ao final do primeiro semestre. Então ainda estou na expectativa em relação a isso.
MUDANÇA NOS HÁBITOS DE LEITURA
Algo que mudou completamente desde o início do mestrado foi o meu hábito de leitura. Este é, inclusive, um dos motivos de eu estar um pouco mais afastada do blog. Basicamente, em todo o meu "tempo livre" eu preciso ler textos do mestrado. Na minha área se exige muitas leituras, e tem sido difícil dar conta. Já não consigo mais ter tantos momentos de leitura prazerosa, por lazer, quanto gostaria.
Por outro lado tenho conhecido muitos autores novos, aprendido muita coisa (e desaprendido pra aprender de novo também). É puxado, mas é uma oportunidade incrível e uma experiência muito rica. Me sinto realizada por esta conquista.
O livro
A arte da tese tem sido um verdadeiro guia para mim nesse processo.
Apesar de focado em teses de doutorado, suas considerações são muito úteis para estudantes de especialização e mestrado também. Há orientações referentes até mesmo ao que antecede a entrada em um desses programas, para o leitor ponderar se está pronto ou não para tal desafio, como o teste da imagem acima.
Ele também ajuda em outras etapas, como a definição do tema, escolha do orientador etc. É um verdadeiro manual para o mundo acadêmico, apresentado numa linguagem direta e clara.
O livro também auxilia na formulação do problema de pesquisa, na organização do plano de trabalho e execução de pesquisa bibliográfica e escrita do trabalho. Suas dicas são muito úteis, valiosas para quem está começando um projeto de pesquisa. Tem sido um ótimo manual para estudo e consulta! Super recomendo.
Me contem nos comentários se gostariam de mais posts sobre a vida acadêmica aqui no blog. Ficarei de olho!
ISBN: 978-85-7799-369-7
Editora: BestBolso
Acha que esse livro também ajuda em elaboração de TCC ou Projetos de iniciação cientifica?
ResponderExcluirhttps://malivros.blogspot.com/
Acredito que possa ser útil sim! Basta saber filtrar as informações relevantes pra cada trabalho.
Excluir