Não é fácil conviver com a consciência da finitude da vida. Ainda mais difícil é conviver com alguém que parece já estar com o destino traçado, ceifado por uma doença degenerativa. Neste livro, Dani Floresani compartilha o que passou após descobrir que sua mãe recebeu o diagnóstico de ELA. Recebi o convite para ler este "Meu caminho de volta para casa" em primeira mão e hoje vim compartilhar o que achei com vocês.
SINOPSE
"Meu caminho de volta para casa" é uma história de despedida e reencontro. Em um romance híbrido, em que a prosa também é tecida por poemas, Danì Floresani combina o confessional e o etéreo, a fim de encontrar as respostas que busca por toda a vida.É diante do quadro irreversível da mãe e da morte iminente que a autora nos guia por uma narrativa afetuosa e genuína. As perguntas feitas neste livro são as que movem a humanidade há séculos: quem é Deus? Como é possível acessar o sagrado? Como nos despedir de nossos entes queridos?
A prosa destas páginas se costura ao "caldeirão de retalhos" de poemas, que, de maneira genuína, conduzem o leitor a algumas aventuras: a dor da perda, as viagens em busca do sagrado, a identificação de um propósito e as memórias afetuosas entre uma filha e sua mãe.
Inexplicavelmente, aquilo não me parecia tão absurdo. Era como carregar, junto à dor, uma sensação de que eu estava vivendo exatamente o que tinha de viver naquele momento. Uma presença na intensidade.
Em meio a tantas mudanças iminentes, tantos sentimentos conflitantes, é num colapso que Dani tem um encontro com Deus. Ela houve Dele palavras reconfortantes, que lhe trazem a força que precisava e a luz de um novo propósito a sua frente.
A fé passa então a tomar um espaço muito importante na vida de Dani, que vai se deixar guiar por esse chamado e buscará mais conexões com o mundo espiritual. No livro, dividido em quatro partes ("morrendo", "regenerando", "partindo" e "vendo") a autora mistura a prosa com a poesia, numa escrita belíssima que transmite muito bem os seus sentimentos. Ela nos conta sobre suas viagens, experiências e conversas que a fizeram mudar a sua percepção sobre muitas coisas, o que como leitora também me trouxe muitas reflexões.
A buscadora atrás do encontro sagrado da lembrança de quem eu era com o eu que ainda desconheço."
É sempre emocionante ler sobre o amor de mãe e o amor de filha. A conexão de Dani e sua mãe é muito linda, uma buscando cuidar da outra, entender, acolher. O avançar da doença vai deixando as coisas cada vez mais difíceis, mas elas permaneceram juntas até o fim.
Acima de tudo, Dani se permitiu sentir. Sentir a dor, sentir a presença de Deus, sentir o chamado para algo maior em sua vida. E descobrindo que nem tudo é linear, que há altos e baixos numa jornada de autoconhecimento. Isso foi muito bonito de ler, e por isso recomendo muito essa leitura. O livro está disponível em formato físico e digital, e foi publicado pela Editora Paraquedas.
Excelente resenha!
ResponderExcluir