Por que eu escrevo sobre livros?

Acabei de me perguntar isso ao encarar a tela em branco que antecede a escrita de um post novo para o blog. Toda semana eu venho aqui e tento escrever algo, seja uma resenha ou outro conteúdo literário, e hoje é domingo, uma nova semana está começando e eu não escrevo nada há dias. Então, me senti na obrigação de vir aqui e publicar um post. Mas por que? 

Comecei a escrever esse blog há cerca de 10 anos. Nem sempre fui exclusivamente do nicho literário, e navegando nos posts mais antigos dá pra encontrar conteúdos sobre moda, decoração etc. Eu sempre gostei de compartilhar a minha opinião sobre as coisas, e por isso amo ter um blog. 

Entretanto, com o passar dos anos o blog se tornou o meu side job. Uma forma de ganhar uma renda extra, após tanto tempo escrevendo apenas por prazer. Talvez eu sempre tenha almejado conseguir ganhar algo em troca do que publico aqui; eu estaria mentindo se dissesse que não sonhava em ser uma blogueira de sucesso, que faz publis e ganha com anúncios, tendo um alto número de visualizações. Numa atingi o auge disso, mas consegui um trabalhinho aqui, outro ali, e no ano passado recebi o meu primeiro pagamento do famigerado Google Adsense. Então, comecei a tratar o blog como uma obrigação, sendo necessário publicar algo novo toda semana para manter o "status" de blog profissional. 

LEIA TAMBÉM: Vou te contar: quais são as fontes de renda de um blog literário

Apesar disso, sempre encarei este espaço como um blog pessoal. Gosto de escrever como se estivesse tendo uma conversa com o leitor, como se estivesse respondendo a alguém que me perguntou "o que você achou deste livro?". Tanto que amo quando vocês comentam nos posts, quando a gente interage. Não há nada melhor do que ouvir que alguém começou a ler um livro por conta de algo que leu aqui - essa com certeza é a melhor recompensa de ser uma "influenciadora literária". 

Então fico nessa gangorra entre tratar esse blog como um hobby ou como um trabalho. Talvez seja os dois? Um pouco de cada? Nunca me julguei por ter conseguido ganhar algum dinheiro - até por que foi bem pouco - através do que escrevo aqui. Na real, conseguir monetizar o que faço no blog é mais uma recompensa pelo esforço que empenho em manter esse cantinho na internet. Afinal, pouquíssima gente ainda lê blogs hoje em dia. Porém é desse lado da internet que mais gosto de estar.

Eu também produzo conteúdo em redes sociais, posto stories diariamente no Instagram e até tenho tentado publicar alguns vídeos no TikTok. Mas não há nada que substitua o prazer de parar pra escrever um post aqui, com calma, sem limite de caracteres, sem ter que me preocupar em atingir um número X de curtidas ou de aumentar o número de seguidores. E quando gasto muito tempo lá sempre acho que seria melhor ter me dedicado mais aqui. 

Mas respondendo a pergunta que fiz no título do post... Por que eu escrevo sobre livros? Por que eu gosto, oras! Se eu gostasse de pássaros, talvez eu escrevesse sobre pássaros. Só que eu não sei nada sobre pássaros - mas sei um pouco sobre livros. Eu leio, eu reflito e eu escrevo, para que outras pessoas leiam, reflitam e quem sabe escrevam também. Assim a literatura se retroalimenta e mantemos esse hábito tão gostoso que é a leitura. 

Escrevi um monte de besteira? Sim, e talvez esse post nem fique no ar por muito tempo. Mas ao mesmo tempo que desopilei um pouco, também cumpri a obrigação semanal de publicar algo neste blog. Espero poder continuar com vocês aqui por muitos anos, pois escrever é algo que me faz bem e que pretendo jamais abandonar. Se você chegou aqui, te convido a deixar um comentário para iniciarmos uma conversa, pois quem gosta de conversar tá aqui! Um beijo e até o próximo post. 

5 Comentários

  1. Oi! Eu sigo na mesma luta com meu blog, além de ter ideia sobre o que postar semanalmente, decidir se é hobby ou trabalho (ainda não atingi o suficiente para receber do AdSense...). Adorei sua definição: "o prazer de parar pra escrever um post aqui, sem limite de caracteres, sem ter que me preocupar em atingir um número X de curtidas ou de aumentar o número de seguidores". É o mesmo motivo pelo qual eu continuo, depois de todo esse tempo.

    Também gosto de escrever textos mais reflexivos. Adorei o seu! :)

    Abraço!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helaina, que bom ter você aqui! Ser produtora de conteúdo é realmente uma luta constante, mas precisamos nos lembrar sempre da razão pela qual começamos: o prazer de escrever! Já vou visitar o seu blog, amo me conectar com outras pessoas que curtem esse formato <3

      Excluir
  2. Oi Malu! Eu vivi o boom dos blogs e com a migração dos blogueiros para as redes sociais perdi o hábito de acessar e procurar novos blogs.
    Mas ultimamente tenho sentido falta do ritmo mais tranquilo dos blogs de ler e refletir sobre os assuntos. Pois as redes as vezes são muito frenéticas. Eu adorei seu conteúdo e me animou de ler e procurar mais blogs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karyna! Eu também sinto muita falta desse ritmo. Não sei se é só nostalgia, mas sinto que a internet já teve tempos bem melhores. Espero receber mais visitas suas no Janela Literária, as vezes eu sumo mas sempre volto com um post novo!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário