SINOPSE
Uma terrível maldição pesa sobre os Baskerville na velha mansão de seus ancestrais, no meio de um pântano selvagem no interior da Inglaterra: quando um cão enorme e demoníaco, uma fera gigantesca e faiscante aparece, é morte certa para um membro da família. As circunstâncias dramáticas da morte repentina de Sir Charles Baskerville e os uivos aterrorizantes que vêm do pântano parecem confirmar essa maldição. Seria essa morte causada por um ser sobrenatural? Ou seria ela um macabro homicídio?Henry Baskerville, o herdeiro de Sir Charles, volta do Canadá para tomar posse de seu título e de seus domínios. Ainda em Londres, recebe um bilhete anônimo: “Se você dá valor à sua vida ou à sua sanidade mental, deve se manter longe do pântano.” Apesar da ameaça e sem noção do terror que os espera, Sir Henry decide ir para a Mansão Baskerville, acompanhado por Watson, amigo e assistente de Sherlock Holmes encarregado pelo detetive de proteger o rapaz. Enquanto isso, Sherlock se empenha em resolver o enigma sem o conhecimento dos outros…
O mundo é cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa." p. 48
A medida que os dias vão passando Watson vai fazendo mais e mais descobertas em meio a todo o mistério que começou com o falecimento do Sir Charles Baskerville, e que agora ameaça o Sir Henry, herdeiro da fortuna da família. Sem sabermos o que Holmes está pensando de tudo isso, ficamos aguardando o momento em que o detetive irá reunir tudo e desvendar o culpado pelo terrível assassinato e a aparente maldição que ronda esta linhagem.
***
O que me atrai nos romances de Arthur Conan Doyle é a simplicidade de sua narrativa, que envolve dramas familiares e dilemas humanos daquela época. Apesar disso, a complexidade se encontra na linha de pensamento de Holmes, que sempre nos surpreende ao seguir um caminho imprevisível. No caso deste livro eu até consegui incluir o culpado na minha lista de suspeitos, mas nunca imaginava os detalhes que seriam mostrados no caminho. Acredito que isso é o que tornou as aventuras de Sherlock Holmes tão populares.
Sei que muita gente considera este um livro datado, mas o que o torna um clássico é exatamente o fato de trazer características que com certeza inspiraram autores que vieram depois de Arthur Conan Doyle. Há suspense, diálogos interessantíssimos e um ou dois plot twists que agitam a narrativa e nos fazem não querer parar de ler antes de chegar ao fim. Recomendo muito a leitura para quem curte um bom mistério, e já estou animada para ler mais aventuras de Sherlock Holmes!
ISBN: 978-65-5928-092-6
Editora: Autêntica
Nota: 5/5⭐
Eu amo Sir Arthur Conan Doyle, esse teu post me deixou com muita saudade de ler os livros dele e principalmente esse.
ResponderExcluirLi Sherlock Holmes pela primeira vez na adolescência e foi minha entrada nas histórias de investigação, que continua sendo meu tipo preferido de leitura até hoje. Li alguns contos, Um Estudo em Vermelho e o Cão dos Baskervilles, que sempre foi um dos meus preferidos. Depois, conheci Agatha Christie e Poirot ocupou de vez um lugar no meu coração, deixando Sherlock meio de lado. Quando assisti a série da BBC alguns anos atrás, senti vontade de ler de novo e gostei ainda mais do que tinha gostado da primeira vez. Resolvi ler todas as obras em ordem cronológica e a próxima é justamente O Cão dos Baskervilles. Apesar de ter gostado muito da história quando li a primeira vez, não me lembro de muita coisa, e seu post me deixou ainda mais animada para começar essa (re)leitura.
ResponderExcluir