Nem sei dizer o quanto sou grata aos meus familiares por terem me iniciado desde cedo no universo literário. Primeiro, a minha mãe sempre lia para mim. Aquelas histórias antes de dormir fizeram parte da minha infância, e assim que aprendi a ler passei a acessar elas por conta própria. Além disso, outros parentes sempre me presentearam com livros no dia das crianças e outras datas especiais.
Entretanto, sei que muita gente não tem esse privilégio. É que a nossa sociedade, de maneira geral, não possui o hábito da leitura, ou não entende o quanto é importante incentivá-la desde cedo. O resultado são crianças que possuem uma verdadeira aversão aos livros, por pensarem que eles se restringem apenas a uma obrigação escolar.
Tenho cada vez mais buscado mudar essa realidade, seja com as crianças a minha volta ou apoiando projeto sociais que defendem a causa. E hoje, pertinho do dia das crianças, quis trazer esse tema para o blog também.
Dito isto, gostaria de recomendar estes dois livros que recebi da Paulinas Editora. O catálogo da Paulinas é repleto de livros voltados para o público infanto-juvenil, muitos que inclusive li quando criança. Estes dois são lançamentos da editora e acredito serem ótimos presentes para a criançada!
Quem você trouxe?, escrito pela Cris Eich, fala sobre uma menina que vive em uma casa pequenina num lugar remoto, e que decidiu dar uma festa. Aos convidados, faz um único pedido: traga alguém. Esses "alguém" acabam sendo conceitos físicos e abstratos como o sol, a chuva, o silêncio, o amor... O livro é curto, mas acredito ser ótimo para tratar esses conceitos com as crianças, fazendo-as refletir.
Quicão, escrito e ilustrado pelo autor Mario Bag, é o mascote da família Machado. É um livro poético e divertido que tem o cão como protagonista, tendo o seu dia-a-dia como enredo. É uma leitura leve e gostosa de fazer com a criançada!
Livros é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber, pois além de te levar pra outro mundo, enriquece seu vocabulário e escrita. Já dei muitos para minha irmã caçula e nunca vou parar... o que ela mais gostou até hoje foi o Bolsa Amarela da Lygia Bojunga ♥
ResponderExcluirConcordo totalmente com você! Eu amo dar e receber livros <3 já vou pesquisar aqui esse favorito da sua irmã!
ExcluirEu também peguei amor pela leitura desde cedo. Hoje em dia os pais ligam mais as crianças nos eletrônicos do que num livro físico, isso é muito ruim, iniciativa ótima essa de dar livros para as crianças.
ResponderExcluirPois é Thaisa. Por mais que a tecnologia possa ser muito construtiva também, não podemos esquecer da literatura!
ExcluirAdorei suas dicas.
ResponderExcluirAdoro livros infantis, gostaria de ter tido a oportunidade ou que alguém me incentiva-se a ler quando era pequena.
Estou querendo fazer uma listinha com algumas indicações também, mas não sei se vou ter tempo.
Beijos
Mesmo que não tenha tido tempo pra indicar antes do dia das crianças, faça a lista! Afinal não tem hora pra indicar bons livros <3 E eles também podem ser uma ótima opção para o natal!
ExcluirVerdade, adoro dar livros pras crianças. A Lele adora livro e acho que todos deveriam incentivar.
ResponderExcluirVamos criar essa bela corrente de incentivo à leitura! <3
ExcluirÓtima dica! Agrega cultura e conhecimento. Temos que incentivar a leitura desde cedo :)
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado!
ExcluirAdorei as indicações de livros infantis.
ResponderExcluirQuero comprar para os meus sobrinhos. *-*
Beijos,
FooDicas
Eles irão adorar! <3
ExcluirÉ uma ótima ideia, livros podem ser um bom presente, além de ajudar a criança futuramente ela pode ganhar interesse pela leitura, é só saber escolher um bom livro e bem ilustrado
ResponderExcluirSim sim! E acho que com o tempo também é interessante introduzir livros com menos ilustrações, para que com o amadurecimento a criança passe a se apaixonar pelas palavras!
ExcluirEu ganhei muitos livros quando criança e era frequentadora assídua da biblioteca da minha cidade. Um dos dias mais felizes foi quando ganhei minha carteirinha de acesso porque antes era dependente de meus pais. Fiquei super feliz. Parece algo bobo, mas para mim tinha muito valor porque era um dos lugares favoritos na cidade. Adorava sentar entre livros e escolher o que ler.
ResponderExcluirEu não acho que o brasileiro leia pouco, acho que lê pouca literatura (romances, poesias e afins) mas lê muito conteúdo específico. Tenho uma amiga que lê tudo que saí na área de pediatria. Mas não lê um único romance por ano. Outro que lê e tem uma vasta coleção de livros na área de arquitetura, mas se lê um romancezinho por ano, é muito.
Eu consumo literatura, mas é minha área de atuação e fui acostumada a realidade dos livros desde criança, mas nunca curti (nem mesmo quando criança) os livros infantis. Achava muito chato, com muitos desenhos e poucas palavras. Mas, amava as Hqs. rs
bacio
Que depoimento lindo, Lunna! Quanto aos hábitos de leitura brasileiros, também concordo que muita gente lê outros conteúdos "não literários". Mas ainda assim, estatisticamente, somos um país que lê pouco.
ExcluirAcho que, com o amadurecimento, é comum que a criança passe a gostar menos de livros que contém apenas muitas ilustrações e poucas palavras, principalmente após o hábito da leitura ter sido construído. Isso também aconteceu comigo! Lembro que eu só curtia livros infantis quando era bem pequena. Entretanto eles são uma ótima opção para chamar a atenção de crianças que ainda não construíram esse hábito!
Que dica interessante para presentear as crianças e estimula a leitura deles
ResponderExcluirQue bom que gostou, Ingrid! <3
ExcluirÉ um ótimo livro <3
ResponderExcluirQue LINDA a história de "Quem você trouxe?", é o tipo de livro infantil que eu mesma gosto de ler, sabe? Parece levantar várias questões pra criança, eu amo!
ResponderExcluir