Esse ano foi repleto de reviravoltas, mudanças e novos projetos em minha vida. Lá pelo mês de junho, decidi me dedicar a um bookstagram. Foi um período em que li bastante e fotografei muito as minhas leituras, registrando opiniões e experiências. Acabei voltando a me dedicar apenas ao meu instagram original, o @malu.janelaliteraria, no mês de agosto, tendo como principal motivo a minha vontade de continuar discutindo diferentes temas, para além da literatura. Mas hoje gostaria de compartilhar com vocês uma das experiências que o bookstagram me possibilitou: uma leitura conjunta inesquecível.
Já fazia tempo que o O Pintassilgo estava na minha wishlist literária. Um dos motivos era o fato de a obra ser ganhadora do prêmio Pulitzer, o que me deixou interessada por eu nunca ter lido nenhum livro que carregasse esse título. Entretanto, como o preço do livro era salgado, fui adiando a compra. Mas em julho eu aproveitei um cartão presente da Saraiva que ganhei como presente de despedida do meu antigo estágio, e garanti a minha cópia do livro.
Coincidentemente, assim que comprei o livro, descobri que um dos perfis que eu seguia no bookstagram estava organizando uma leitura conjunta desta obra. Resolvi me juntar, na esperança de esse grupo facilitar a experiência de ler um livro com mais de 700 páginas (coisa que eu não fazia desde Harry Potter e a Ordem da Fênix). E nossa, que decisão incrível essa minha. A experiência foi ótima: dividimos a leitura em metas semanais e discutíamos os capítulos nos domingos, em um grupo no instagram mesmo. Conheci várias meninas legais de diversos lugares do mundo (eu era a única brasileira no grupo). Sério, essa leitura conjunta tornou a experiência muito mais agradável! Mas agora, vamos falar do livro.
A história tem o Theo Decker como protagonista, que narra os fatos em primeira pessoa. De início temos uma demonstração do momento atual em que ele está vivendo, mas logo a história toma cena anos antes, ainda na pré-adolescência do personagem. Aos treze anos, Theo sobrevive milagrosamente a um atentado terrorista em um museu, onde perde a sua mãe. E essa acaba sendo só a primeira de uma série de tragédias que vão acontecendo na vida do garoto...
Gosto de pensar que esse livro é sobre amizade. Assim que o Theo passa por esse atentado, é acolhido na casa dos pais de um amigo da escola, em uma família rica e cheia de problemas. As relações de Theo com essa família são exploradas em vários momentos do livro, e fala muito sobre o comportamento humano frente tragédias. Posteriormente, o pai de Theo, que havia abandonado ele e a mãe anos antes, reaparece de forma oportunista, e leva o garoto para viver com ele em Las Vegas. Lá Theo conquista outra importante amizade: Boris. Esse período em Las Vegas repercutiu muito na vida no garoto daí pra frente.
Dentre idas e vindas, outra relação constante é primordial na vida de Theo: Hobie. Este personagem muito se conecta à pintura "O Pintassilgo", que dá nome ao livro e que acompanha o protagonista durante toda à história. Para entender melhor essa relação, vale a pena ler o livro na íntegra.
Me apaixonei pela escrita da Donna Tartt. A forma como ela constrói os cenários é cativante, e a fineza de sua escrita demonstra o cuidado que ela teve ao escrever a obra, trabalho que levou quase 10 anos. Além de ter lhe rendido o prémio Pulitzer, o livro está prestes a ganhar uma adaptação cinematográfica (e inclusive irá contar com o Finn Wolfhard, ator da série Stranger Things e Ansel Egort, de A Culpa é das Estrelas, no elenco!)
O Pintassilgo entrou para a minha lista de favoritos. Estou curiosa para ler mais da autora, e por isso já adicionei A História Secreta à minha lista de desejos. Recomendo enormemente a quem está procurando uma leitura rica em detalhes, com uma bela narrativa e reviravoltas incríveis.
Compre O Pintassilgo clicando aqui <3
ISBN: 978-85-359-2468-8
Editora: Companhia das Letras
Nota: 5/5
Que historia interessante, mais interessante ainda deve ter sido a leitura em conjunto com uma turma pra discutir, conheço o sentimento de aproveitar uma obra e ficar ansiando alguém pra poder debater sobre o que você vivenciando, a propósito temos que continuar com Eu, Robô! hehe.
ResponderExcluirEnfim, adorei esse post, ficou muito bom de verdade.
Siiim! Vamo tentar terminar esse livro ainda nesse ano <3
ExcluirMuito interessante este livro filha, vou querer emprestado! Adorei a resenha, muito bem escrita. Parabéns!
ResponderExcluirPode vir pegar na minha estante, mãe <3
ExcluirGostei muito da resenha, me fez ficar interessada no livro.
ResponderExcluirNão conhecia, mas parece o tipo de história que gosto.
Vou procurar!
Procura mesmo, Bruna! Você vai adorar <3
ExcluirQue bacana essa resenha!Fiquei bem interessada, já quero!
ResponderExcluirQue bom que gostou, Joo :)
ExcluirMuito legal você compartilhar a sua experiência para nós, ler um bom livro é muito bom, ainda não tinha conhecia o livro O Pintassilgo, mais gostei muito da sua resenha fiquei bastante interessada pelo livro que é magnífico, bjs.
ResponderExcluirLer é maravilhoso! <3
ExcluirAdorei saber sobre este livro, fiquei interessada pois ainda não o conhecia. bjs
ResponderExcluirFico feliz por ter apresentado essa obra à você! <3
ExcluirUau... incrível que deu certo o grupo de leitura, de comentários. Obrigada pela indicação.
ResponderExcluirDeu super certo sim <3
ExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei conhecer teu blog, até porque compartilhamos o mesmo nicho e a mesma paixão pelos livros.
Não conhecia essa obra, mas fiquei encantada com a sinopse e tua resenha. Confesso que não tenho um instagram literário exatamente por causa da necessidade de falar de muitas coisas ao mesmo tempo além dos livros.
Beijos da Lua!
Cantinho da Lua
Falar sobre livros é maravilhoso, né? <3
ExcluirTua narrativa deu margem a minha curiosidade e vontade de ler o livro, que parece ser bem interessante! Bjs 💚
ResponderExcluirQue bom saber disso, xuxu! <3
ExcluirOi, adorei conhecer seu blog, não sei se teria folego e animo para ler um livro tão grande. Mas realmente a história parece muito interessante. Beijos querida.
ResponderExcluirwww.blogdoce18.com
Que bom que gostou do meu blog, Anny! <3 Quando a história é interessante fica bem mais fácil ler um livro longo. Experimenta!
ExcluirNão conhecia o livro mas se ele tem como pano de fundo o tema Amizade, eu já adorei.
ResponderExcluirGosto de histórias que abordam sentimentos e relacionamentos humanos.
Parabéns pela resenha.
Se você gosta dessa temática com certeza irá amar esse livro!
ExcluirNão conhecia esse livro, mas me parece ser uma história muito cativante, a capa pelo menos e sua resenha já me cativou
ResponderExcluirQue show...bom uma escrita assim e ainda está para ganhar adaptação para o cinema, que show!
ResponderExcluirGostei, muito legal!
Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha
Esse "clube da leitura" facilitou muito a leitura de um livro tão grande, né??? Fora que compartilhar experiências é melhor ainda!!!
ResponderExcluirMe parece uma leitura boa, um tipo de historia que eu gosto, nao conhecia o livro
ResponderExcluirEstou lendo Pintassilgo, As 719 páginas não me assustaram, já estou acostumado com livros de muitas páginas. Estou quase terminando, a temática de Donna Tartt, muito me agrada. Ela e treliça os personagens e os ocorridos do passado e presente.
ResponderExcluir